Não passou na sua mas passou na cabeça de um artista dinamarquês, de 42 anos, chamado Peter Callesen. Ele se especializou em fazer obras de arte a partir de folhas de papel A4, transformando-as em intrincados objetos tridimensionais acompanhados de “sombras” planas.
Para desenvolver sua obra, Callesen usa apenas o papel, um estilete e cola. O papel cortado é dobrado e colado para formar objetos que vão desde formas humanas e animais a construções. A beleza das peças levou seu trabalho para exposição em museus, no caso o Trapholt e Kunstmuseet Køge Skitsesamling, na Dinamarca, e no museu Bellerive, em Zurique, na Suíça.
Segundo o próprio ele vê as folhas de papéis como “provavelmente o meio mais comum e consumido para passar informações hoje”, mas com sua materialidade raramente notada. Para ele, suas obras preenchem um objeto neutro com diferentes significados, e o papel dá às esculturas “uma fragilidade que reforça o tema trágico e romântico” de seu trabalho.
Mas não pense você que é fácil e tampouco rápido. Para desenvolver um trabalho ele pode levar até duas semanas. Depois de prontas, as obras são vendidas por cerca de R$ 7.500 (quanto menor a complexidade, menor o valor).
Mais informações sobre o artista e mais peças podem ser conferidas no site: petercallesen.com.